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sexta-feira, 23 de abril de 2010

OBJETIVO

1.1 Apresentação do Tema - “Opções no Estudo de Moda”


Com a atual popularização dos estudos de moda, é possível perceber um grande aumento nas ofertas de cursos voltados para este setor, seja no Brasil ou no mundo. Tendo a mídia como seu principal difusor, através de jornais, revistas, sites, etc., o estudo da moda se tornou “modinha”, ou seja, algo que todos procuram no momento. Muito além de ser “fútil”, este segmento é o segundo mercado que mais gera empregos no Brasil e o quinto em resultados financeiros. Os dados são do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Devido a grande demanda do mercado nacional em encontrar profissionais cada vez mais capacitados e especializados em moda, surgem novos cursos de graduação. No entanto, a mesma não inicia nem encerra o processo de formação de um profissional deste segmento.

Para demonstrar este crescimento no número de cursos de graduação de moda no Brasil, dados do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) mostram que em 1996 existiam, 8 cursos (três em universidades públicas e cinco em privadas), 14 em 1998 (cinco em públicas e nove em privadas), enquanto que em 2003 chegaram a 27 (cinco públicas e vinte e duas em privadas). Hoje esse número atinge a casa dos 134 cursos em 99 Instituições de Ensino.

Através da observância de diversos cursos criados e direcionados aos mais variados elos da cadeia de moda, serão investigadas todas as opções de estudos voltados à carreira profissional e à carreira acadêmica, resultando assim, numa pesquisa cientifica.


1.2 Delimitação do Tema


O objetivo é fazer um levantamento de dados dos cursos de moda vigentes em todo Brasil. Neste, serão encontradas todas as informações pertinentes a esses cursos, referindo-se então aos cursos livres, de extensão, técnicos, profissionalizantes, acadêmicos, de pós-graduação (stricto-sensu e lato sensu). Tendo em vista que esses cursos podem ser on-line ou presenciais, explorar-se-á quais são esses cursos, quais as instituições de ensino que os oferecem com a localização de suas unidades e os contatos das mesmas.

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