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sábado, 24 de abril de 2010

PANORAMA DA MODA BRASILEIRA

Panorama da Indústria Têxtil Brasileira


A especialização do setor é cada vez maior. E de acordo com o site de notícias da Globo, baseados na pesquisa "O Mercado de Moda no Brasil – Vestuário, Meias e Acessórios Têxteis", produzida pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT www.abit.org.br), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil ww.apexbrasil.com.br), os números que representavam a indústria têxtil em 2005 foram:

- 1,6 milhão de empregos formais e informais;
- Mais de 30 mil empresas em toda a cadeia produtiva;
- Produção anual de vestuário: 6,6 bilhão de peças;
- Faturamento em 2005: US$ 32,9 bilhões;
- Exportações totais em 2005: US$ 2,2 bilhões;
- Importações totais em 2005: US$ 1,51 bilhão;
- Participação no mercado mundial: 0,4%.


Áreas de Atuação


O crescimento do ramo da moda versus a valorização do profissional têm oferecido inúmeras oportunidades profissionais, mostrando quão vasto é o leque de possibilidades nas quais este profissional pode atuar. Há um grande mercado na área de confecção de moda, seja esta feminina, masculina, infantil, esportiva, praia, underwear, gestante ou moda casa. Além destas, a lista a seguir oferece uma visão ainda mais ampla sobre as possíveis áreas de atuação deste profissional:

· Pesquisa de novos materiais para o desenvolvimento de novos tecidos;
· Empresas que produzem fibras e fios;
· Malharias e Tecelagens;
· Indústria de Aviamentos;
· Empresas de Beneficiamentos;
· Confecções de Moda;
· Empresas do setor calçadista: sapatos e bolsas;
· Empresas de acessórios como: bijuterias e jóias;
· Empresas de Uniformes;
· Técnico Têxtil;
· Engenheiro Químico-Têxtil;
· Empresário;
· Vendedor;
· Gerente de Loja;
· Sacoleira;
· Vitrinista;
· Indústrias de brinquedos;
· Empresas de Decoração;
· Varejo de Moda;
· Produção de Moda com: desfiles, catálogos, editoriais e eventos de moda;
· Pesquisa de Tendências e Bureaux de Estilo;
· Visual Merchandising;
· Marketing de Moda;
· Imagem Pessoal;
· Assessoria de Imprensa;
· Revistas de Moda;
· Consultoria e Assessoria de Moda;
· Criação de figurino;
· Crítico de Moda;
· Personal Stylis/Consultor de Estilo;
· Agências de Beleza;
· Beauty Artist;
· Diretor de Desfile;
· Diretor Artístico;
· Scouter/Casting;
· Booker/Agente;
· Coordenador de Camarim;
· Relações Públicas;
· Coordenador de Promoções e Eventos;
· Coordenador Executivo
· Designer: Tecelagem, Têxtil, Gráfico;
· Estilista;
· Costureira/Alfaiate;
· TV e cinema;
· Fotógrafo de Moda;
· Jornalista de Moda;
· Embalagens;
· Fotografia;
· Ilustração;
· Modelista;
· Estamparia;
· Cool Hunting.

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