sexta-feira, 23 de abril de 2010

Resumo


RESUMO

O objeto de estudo desta pesquisa são os cursos de moda existentes atualmente em todo o Brasil, e o objetivo geral é saber quais cursos existem e como se configuram, sejam eles: cursos livres, de extensão, aperfeiçoamento, profissionalização, graduação ou, pós-graduação. Para alcançar os objetivos traçados, utiliza-se um levantamento de dados através de pesquisas na internet e de dois questionários estruturados. Os dados obtidos através da pesquisa dos cursos foi dividido pelas cinco regiões do Brasil para verificar qual é a ocorrência dos mesmos por região e como estão atualmente os números dos cursos de moda ao redor do país. A primeira pesquisa estruturada com alunas, visa analisar onde elas buscaram informação sobre o cursos de moda que queriam fazer; se já tinham algum conhecimento do curso; e se um diretório/manual específico de moda teria facilitado seu processo de decisão pelo curso. O segundo questionário com ex-alunas de moda, analisa o que estas ex-alunas acham que faltou em seu curso; como elas pretendem suprir esta carência; e o que pensam sobre uma pós-graduação. O levantamento de dados, constata que atualmente existem 134 cursos de graduação em moda e 66 cursos de pós-graduação. Observa-se, através da aplicação do questionário 1 que os locais aonde mais buscam informações sobre onde vão estudar moda são a internet e as instituições de ensino. O tipo de trabalho que elas iriam realizar é a primeira coisa que sabem do curso. E constata-se que a maioria acha que um diretório/manual de moda teria facilitado seu processo de decisão pelo curso. Com o questionário 2, analisou-se que as ex-aulas sentiram falta de mais aulas práticas, e por isso, pretendem aprender ao máximo em seu emprego atual e através de cursos. Além disso, observa-se que a maioria das ex-alunas pensam em fazer uma pós-graduação para atualizar e reciclar seus conhecimentos. A conclusão deste trabalho é que a quantidade de cursos de moda no Brasil está aumentando devido a necessidade do mercado por mais profissionalização e que os cursos de graduação de moda existentes até o presente momento não suprem toda a necessidade do aluno e do mercado, o que torna indispensável a constante busca por mais conhecimento na área, seja no trabalho ou fazendo cursos.

Palavras-chave: Cursos de Moda, Graduação de Moda, Pós-Graduação de Moda

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